17 dos 86 elementos da comunidade brasileira de Santo Estevão testaram positivo à Covid-19

6 Julho 2020, 21:50 Não Por João Dinis

Dezassete dos 86 elementos da comunidade brasileira residente em Santo Estevão, concelho de Benavente, que este domingo 5 de Julho, foram testados à Covid-19, revelaram positivo ao teste, depois de 5 casos anteriores detectados durante a semana passada terem dedo o alerta para a possibilidade da existência de um novo surto na freguesia.

As 17 pessoas que testaram positivo, acrescendo aos 5 casos anteriormente já detectados na comunidade brasileira, que trabalha sobretudo na jardinagem e nas quintas da freguesia de Santo Estevão, vão agora ser isoladas e acompanhadas pelo Serviço de Protecção Civil e autoridade de Saúde de Benavente, que avalia no momento todas as necessidades desta população.

Tudo indica que o foco de infecção possa estar relacionado com a área da Grande Lisboa, onde alguns dos membros da comunidade se deslocam com regularidade, sendo que um convívio familiar poderá ter ajudado à disseminação do vírus entre a comunidade.

Entretanto a população da freguesia de Santo Estevão mantém-se calma e tranquila com a situação, fruto também da experiência vivida em Abril, com um foco semelhante na comunidade paquistanesa, que na altura também afectou cerca de 25 pessoas que residiam na localidade.

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Benavente, em parceria com as autoridades de saúde, socorro e segurança de Benavente continuam a acompanhar toda a situação, realizando reuniões diárias, com o intuito de acompanhar todas as situações no município, auxiliando neste momento mais de 800 pessoas.

No concelho de Benavente estão assim afectadas 127 pessoas, das quais 70 já se encontram recuperados.
A freguesia de Samora Correia é a mais afectada, com 61 pessoas identificadas, Santo Estevão, 54 e Benavente e Barrosa com 14.
Ao dia de hoje lamenta-se a morte de 3 pessoas.

________________

_____________________

_____________________