Bombeiros de Samora Correia agradecem onda de solidariedade mas repudiam atitude de governantes nacionais

19 Junho 2020, 23:08 Não Por Redacção

Após a confirmação de 11 casos positivos entre os operacionais dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, gerou-se uma enorme onda de solidariedade entre a população e o concelho de Benavente em geral e o corpo de bombeiros.

Os 11 operacionais infectados, entre eles o Comandante e Adjunto de Comando, encontram-se bem de saúde, assintomáticos e a cumprir as orientações médicas, “com ânimo elevado, serenos, fortes e coesos”, refere o Comandante Miguel Cardia.

Entre os familiares dos bombeiros, que começaram já a ser testados, apenas mais um caso positivo, que se encontram em confinamento no seu domicílio.

Numa missiva assinada pelo Comandante Miguel Cardia, que aproveita a oportunidade para uma vez mais para esclarecer a comunidade que o seu socorro está garantido, afirmando que o corpo de bombeiros, “mantém a sua capacidade de resposta normalizada estando a funcionar em pleno em termos de Transporte de Doentes não Urgentes, Incêndios e outras emergências que não pressuponham o contacto directo dos nossos com pessoas”, sendo que para tranquilidade de toda a população as ocorrências de socorro pré-hospitalar estão a ser asseguradas através do reforço de efectivos com duas ambulâncias de corpos de bombeiros dos distritos de Lisboa e Santarém, estacionadas no quartel de Samora Correia 24 horas por dia, acrescido do apoio complementar dos corpos de Bombeiros de Benavente Alcochete e Vila Franca de Xira.

Além de agradecerem as milhares de mensagens e demonstrações de afecto e carinho, os Bombeiros de Samora Correia, através do seu Comandante, agradecem ainda toda a atenção prestada pelo Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Director Nacional de Bombeiros da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Comandante Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Vereadores Domingos Santos e Catarina Vale, Professor António José Ganhão (antigo Presidente da Câmara Municipal de Benavente) e ao médico do Instituto Nacional de Emergência Médica, Dr. Pedro Santos.

Para lá dos contactos mais directos e de proximidade, os Bombeiros agradecem também diversos contactos efectuados com a corporação, como das juntas de freguesia de Samora Correia e Benavente, vereador Ricardo Olivera, PSD e CDU de Benavente, Associações Arcas e de Jovens de Samora Correia e a Comandantes e Corpos de Bombeiros de todo o país.

Estranhamente até ao momento a Samora Correia, bem às portas de Lisboa, não chegou nenhuma mensagem de apoio ou preocupação por parte de dos governantes do país, em especial do Presidente da República, Primeiro-ministro, Secretária de Estado da Administração Interna, Comandante Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Liga dos Bombeiros Portugueses, entre outras entidades distritais e locais, facto que o Comandante Miguel Cardia repudia com tom irónico, agradecendo pelo não envio de mensagens, evitando assim a perca de tempo na resposta.


Nota da Redacção: por lapso lia-se Segundo Comandante, quando se deveria ler Adjunto de Comando. Aos visados as nossas desculpas pelo lapso.

________________

_____________________

_____________________