Coruche integra projecto que vai reciclar mais de 300 milhões de rolhas de cortiça

13 Fevereiro 2020, 16:13 Não Por João Dinis

O Município de Coruche e a Quercus assinam esta sexta-feira, 14 de Fevereiro, o protocolo do projecto “Green Cork”, que visa a recolha para reciclagem, dos cerca de 300 milhões de rolhas de cortiça que todos os anos entram no mercado português, o que irá possibilitar que as verbas sejam destinadas à plantação de árvores através do projecto “Floresta Comum”.

A integração de Coruche neste projecto  irá permitir aos coruchenses poder entregar as suas rolhas de cortiça nos pontos de recolha que vão propositadamente ser criados para o efeito, efectuando depois a sua entrega nas instalações do projecto “Green Cork”.

O projecto “Green Cork”, dinamizado pela Quercus e pela Amorim, foi implementado em 2008 e junta vários parceiros nacionais, com destaque para o Continente, bem como diversas escolas, municípios, empresas de recolha de resíduos, adegas, produtores de vinho e outras entidades que localmente têm ajudado a tornar este projecto um caso de sucesso.

A valorização económica da cortiça, nas suas diversas aplicações, permite a conservação do Montado de Sobro, um dos habitats com maior biodiversidade da Europa, e de uma cultura rural e tradicional portuguesa ligada a este sistema agrosilvopastoril.

Desde o início do projecto, já foram distribuídas e plantadas cerca de 828 mil árvores, resultado da recolha e reciclagem de cerca de 380 toneladas de rolhas de cortiça.

________________

_____________________

_____________________