DECO considera que taxar o lixo pela água consumida é injusto

8 Outubro 2020, 22:05 Não Por Redacção

A Associação de Defesa do Consumidor “DECO”, lançou esta quinta-feira, 8 de Outubro, a campanha “Lixo não é agua”, para uma tarifa de resíduos justa e não indexada ao consumo de água.

Esta campanha pretende alertar os consumidores para os gastos da água, que inflacionam também a taxa cobrada pela recolha de resíduos sólidos, algo que no entender da DECO é penalizador para os consumidores, pois “não se premeia o consumidor que separa o plástico, o metal, o papel, o cartão, os resíduos orgânicos e o vidro, nem se incentiva à reciclagem. Quem cumpre e separa os resíduos, com a preocupação de defender o ambiente, paga o mesmo de quem é indiferente ao problema da sustentabilidade”, refere a associação.

Para a DECO esta relação directa não faz qualquer sentido, e é contra “essa forma de cálculo incoerente que relançamos a nossa acção “Lixo não é Água””, que tem já um site a que pode aceder clicando AQUI.

Exigimos que se ponha um ponto final nesta ligação entre água e resíduos. E que se crie uma forma de cálculo que beneficie e incentive os consumidores que se preocupam em separar para reciclar”, salienta da DECO pedindo a todos os consumidores que se juntem à causa, de modo a que estes possam reivindicar a sua acção.

Esta campanha da DECO surge numa altura em que são muitas as reclamações com a empresa fornecedora de água nos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente, a Águas do Ribatejo, cujas facturas recebidas nos últimos meses pelos consumidores, foram fortemente incrementadas em virtude dos acertos que se fizeram também reflectir na “Conta de Terceiros”, que diz respeito à recolha de resíduos sólidos, praticada pela Ecolezíria.

________________

_____________________

_____________________