DGS diz que desinfeção das ruas não tem efeito na contenção do contágio do coronavírus

25 Março 2020, 16:49 Não Por Redacção

A Directora Geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que não há evidência científica que as desinfecções de vias e espaços públicos sejam eficazes contra o contágio pelo novo coronavírus.

Para a doença covid-19 não há nenhuma evidência científica que sejam eficazes [as desinfecções] e portanto não é uma medida que se recomende”, afirmou Graças Freitas na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Para a directora-geral da saúde, “não é prioritário ter trabalhadores a desinfectar ruas”, para combater o contágio pelo novo coronavírus, como acontece em algumas autarquias, porque não há qualquer certeza que tenha influência.

O que vai travar a covid-19 é estarmos distantes uns dos outros”, frisou Graça Freitas.

Várias autarquias de norte a sul do país iniciaram há vários dias trabalhos de lavagem e desinfecção preventiva nas vias e nos espaços públicos dos respectivos concelhos, numa tentativa de minimizar os riscos de contágio da covid-19.

No Vale do Sorraia, todas as autarquias já realizaram, ou estão a realizar, a limpeza e desinfecção do espaço público, bem como do mobiliário utilizado pelos municipes.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na segunda-feira, e 2.995 infecções confirmadas, segundo o balanço feito pela Direcção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira.

O boletim epidemiológico diário da DGS indica que estão confirmadas 20 mortes na região Norte, 10 na região Centro, 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.

(Com Agência Lusa)

________________

________________________