ICNF estuda possibilidade de abrir novas épocas extraordinárias de caça ao javali para controlo da espécie

15 Janeiro 2020, 15:48 Não Por Redacção

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a estudar a possibilidade da criação de novas épocas extraordinárias de caça ao javali, tendo como principal motivação o controlo da densidade populacional da espécie.

Nuno Banza, Presidente do ICNF admite mesmo a criação de novas épocas de caça extraordinárias, para correcção da densidade populacional de javalis, dando assim parecer positivo a um pedido dos agricultores, que diariamente vêm as suas culturas devastadas por animais da espécie.

Diariamente são inúmeros os avistamentos e até alguns acidentes e incidentes com animais da espécie, não havendo para já um resultado final de uma avaliação que está a ser levada a cabo pelo ICNF, algo que não impede a entidade de avaliar como necessária e urgente a criação de épocas de caça que permitam efectivar uma redução do número de animais, sobretudo em zonas agrícolas e populacionais.

Fazendo um balanço da época 2019, foram registados no ICNF o abate de 850 javalis, número que tem vindo a crescer de ano para ano, o que é demonstrativo de que o número de animais também tem vindo a aumentar significativamente.

O ICNF irá também a partir de agora fazer a avaliação dos prejuízos causados  por espécies cinegéticas, ao contrário do que acontecia em que eram as associações de caçadores, que depois pagam as indemnizações aos agricultores.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________