ICNF estuda possibilidade de abrir novas épocas extraordinárias de caça ao javali para controlo da espécie

ICNF estuda possibilidade de abrir novas épocas extraordinárias de caça ao javali para controlo da espécie

15 de Janeiro, 2020 Não Por Redacção

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a estudar a possibilidade da criação de novas épocas extraordinárias de caça ao javali, tendo como principal motivação o controlo da densidade populacional da espécie.

Nuno Banza, Presidente do ICNF admite mesmo a criação de novas épocas de caça extraordinárias, para correcção da densidade populacional de javalis, dando assim parecer positivo a um pedido dos agricultores, que diariamente vêm as suas culturas devastadas por animais da espécie.

Diariamente são inúmeros os avistamentos e até alguns acidentes e incidentes com animais da espécie, não havendo para já um resultado final de uma avaliação que está a ser levada a cabo pelo ICNF, algo que não impede a entidade de avaliar como necessária e urgente a criação de épocas de caça que permitam efectivar uma redução do número de animais, sobretudo em zonas agrícolas e populacionais.

Fazendo um balanço da época 2019, foram registados no ICNF o abate de 850 javalis, número que tem vindo a crescer de ano para ano, o que é demonstrativo de que o número de animais também tem vindo a aumentar significativamente.

O ICNF irá também a partir de agora fazer a avaliação dos prejuízos causados  por espécies cinegéticas, ao contrário do que acontecia em que eram as associações de caçadores, que depois pagam as indemnizações aos agricultores.


Fotografia: Direitos Reservados