Jornadas de Cultura de 13 a 29 de Setembro em Salvaterra de Magos

24 Agosto 2019, 20:51 Não Por Redacção

Promovidas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, decorrem de 13 a 29 de Setembro, as Jornadas de Cultura, que vão já na sua sexta edição, com destaque maior para a apresentação de quatro livros, que contam com o apoio da autarquia salvaterrense.

No dia 13, pelas 21 horas, na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, será apresentado o livro, ‘O Marquês que desafiou a Morte‘, de Fernando Almeida e Vasconcellos, um descendente “Costa Freire”, de Salvaterra de Magos, família cujos homens foram responsáveis durante várias gerações pela administração do Palácio Real de Salvaterra de Magos, designados por Almoxarifes do Paço.
Trata-se de um romance histórico, que decorre no século XIX, abordando a forma como se encarava a política em Portugal durante esse período, dando especial destaque à vivência da família real em Salvaterra de Magos.

No dia seguinte, 14 de Setembro, na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, pelas 16 horas, tem lugar a apresentação do sexto livro infanto-juvenil, ‘Niki e Vicky – Assalto em Salvaterra’, da autoria de Thereza Ameal, uma conceituada escritora de Salvaterra de Magos, filha da atriz Tareka e do ganadeiro João Ramalho, que conta com ilustrações de Miguel Cardoso.

O Município de Salvaterra irá também reeditar a obra “O falar da Glória do Ribatejo“, de autoria de Idalina Serrão Garcia, um importante documento de divulgação da identidade e memória social da comunidade local, que contribuirá para enriquecer o projecto de classificação dos bordados típicos de Glória do Ribatejo como património imaterial nacional, que está a ser desenvolvido pelo Município de Salvaterra de Magos em parceria com a Universidade de Évora e em estreita colaboração com associações e entidades locais.
A apresentação terá lugar no dia 29 de Setembro, pelas 16 horas, no auditório da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.

No dia 29 de Setembro ainda, e igualmente no auditório da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, terá lugar o lançamento da sexta edição da Revista Magos, revista anual e cultural do Concelho de Salvaterra de Magos.
Esta publicação ‘assumiu estrategicamente uma função de defesa, estudo, preservação e divulgação da história local e do património cultural concelhio, contando com a colaboração de vários investigadores e académicos’, salienta o município.
‘Este número será dedicado à importância das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória, festividades cuja génese remonta à Idade Média, ao século XIV, testemunho vivo da tipicidade da cultura gloriana’.

________________

_____________________

_____________________