Mais de 600 utentes por médico de família no Vale do Sorraia

27 Setembro 2020, 16:45 Não Por João Dinis

Os concelhos do Vale do Sorraia registam uma média de 644 habitantes por médico de família, nos Centros de Saúde dos concelhos de Mora, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente.

Coruche é o concelho com o número mais baixo de utentes por médico, sendo 531 os habitantes do concelho de Coruche por cada médico afecto ao Centro de Saúde local.

Em Salvaterra de Magos registam-se 644 habitantes por médico, em Mora 693 e no concelho de Benavente são 707 as pessoas por cada médico de família dos Centros de Saúde de Benavente e Samora Correia.

Nas capitais de distrito regista-se um número seis vezes inferior de utentes por médico, sendo de 108 doentes/médico em Évora e 166 doentes/médico em Santarém.

A nível nacional a média mais baixa é regista em Coimbra, com 28 utentes por médico de família, seguido do Porto com 43 e Lisboa com 52. Em sentido inverso Góis regista 1907 pessoas por médico, Pampilhosa da Serra 2022 e Castanheira de Pêra, o valor mais elevado com 2632.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística e do Serviço Nacional de Saúde, estima-se que cerca de um milhão de portugueses não tenha médico de família, não sendo conhecidos os números de cada concelho.

________________

________________________