Mora dá atenção especial a idosos e famílias isoladas

26 Março 2020, 17:27 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Mora, em articulação com a Comissão Municipal de Emergência da Protecção Civil de Mora, que é integrada pela Câmara Municipal de Mora, Bombeiros Voluntários, Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde, Autoridade de Saúde, Hospital do Espírito Santo de Évora, Instituto da Segurança Social e Juntas de Freguesia do Concelho, tem em marcha um plano de contingência que dá especial atenção aos idosos do concelho, bem como aos mais velhos cujas famílias vivem nos recantos mais isolados do concelho, enquanto vigorar o estado de emergência e a pandemia de covid-19.

De acordo com a autarquia de Mora, as medidas adoptadas para pela entrega de medicamentos aos idosos feita em estreita colaboração entre o Centro de Saúde e as farmácias locais, que agilizarão o processo de receita/aquisição de medicamentos. “Assim, os idosos poderão deslocar-se directamente à sua farmácia habitual, levantam os medicamentos em falta, a farmácia informa o Centro de Saúde e o médico de família passa a respectiva receita. Desta forma evitam-se as deslocações desnecessárias e os aglomerados de utentes”, informa a Câmara Municipal de Mora.

Também a Guarda Nacional Republicana está envolvida neste processo, em parceria com as Juntas de Freguesia que procederam à listagem da população idosa do Concelho, assinalando os casos mais emergentes dos que vivem isolados nos montes e/ou sozinhos em casa. Sendo “o acompanhamento destes casos é feito pelos serviços da GNR. Para os idosos isolados com mais de 70 anos, está prevista a entrega de um Kit alimentar, ao abrigo do programa de apoio que a Fundação Benfica assinou com a Guarda Nacional Republicana.”

Por recomendação da Comissão Municipal de Emergência, e depois de estabelecido o contacto com todos os lares de idosos do Concelho de Mora, estes assumiram o importante papel de direccionar também as suas atenções para os casos de isolamento, prestando auxílio sempre que se justificar, sendo que os idosos em regime de Centro de Dia, foram encaminhados para as suas casas onde serão igualmente acompanhados pelos serviços domiciliários das respectivas instituições.


Fotografia: Direitos Reservados / Ilustrativa

________________

________________________