Novo Pavilhão em Coruche para alunos e atletas (Com Fotos)

17 Setembro 2020, 14:51 Não Por João Dinis

Foi inaugurado esta quinta-feira, 17 de Setembro, o novo Pavilhão Desportivo de Coruche, que se encontra no espaço contíguo à Escola EB 2/3 Dr. Armando Lizardo, junto às Piscinas e Estádio de Futebol, que irá servir a comunidade escolar, bem como atletas dos diversos clubes de modalidades de pavilhão do concelho de Coruche.

A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, da Presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, que financiou em 180 mil os cerca de 600 mil euros da obra, Teresa Almeida e demais entidades oficiais do concelho, entre vereadores, deputados municipais e Comandantes da GNR e Bombeiros, bem como a Directora do Agrupamento de Escolas de Coruche, a professora Isabel Cordeiro.

Foi mesmo a professora Isabel Cordeiro que abriu a sessão, que aproveitou a ocasião para agradecer ao município esta obra, que permite agora que os alunos possam ter as aulas de educação física em condições bastante mais satisfatórias do que até aqui acontecia.
Isabel Cordeiro relembrou ainda a necessidade da Escola Secundária de Coruche vir a ter uma obra semelhante, uma vez que as condições que possui actualmente para a prática do desporto são bastante precárias.

Francisco Oliveira, Presidente da autarquia coruchense, salientou que esta obra era um desejo bastante antigo do executivo, realizado agora ao abrigo do financiamento do programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais, na tipologia de investimento ‘Valorização de infraestruturas e espaços desportivos”, através de contrato programa com a Direção Geral das Autarquias Locais e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, com um investimento global de 588.531,08 euros.

O autarca, que recordou os seus tempos de escola, referiu ainda que a aposta na educação por parte da autarquia, embora esbarre nos imperativos legais e muitas vezes na necessidade de encontrar empreiteiros para realizar todas as obras, o que nem sempre é fácil, não se fica pelo Pavilhão Desportivo agora inaugurado, estando mesmo já a decorrer os concursos públicos para a construção do Núcleo Escolar da Erra e da nova portaria da Escola EB 2/3 Dr. Armando Lizardo, estando também para breve o lançamento do concurso para a retirada do fibrocimento dos estabelecimentos escolares do concelho onde ainda exista.

O novo pavilhão resulta de uma grande obra de reconstrução do pavilhão ali existente, restando do antigo somente as memórias de quem ali praticou desporto ou teve aulas em condições bastante diferentes das que os alunos e atletas vão encontrar a partir de agora.

Este equipamento irá ser gerido pela autarquia em parceria com o Agrupamento de Escolas, sendo utilizado por alunos e atletas do concelho de Coruche, tendo como objectivo oferecer uma nova dimensão ao equipamento escolar por forma a ter, além da função educativa, contemplando ainda funções de recreio e lazer, considerando a tendência de abertura dos centros escolares às comunidades locais para a prática de actividades extra-curriculares.

________________

_____________________

_____________________