Quarenta e quatro bombeiros infectados com Covid-19 e 265 de quarentena. Bombeiros de Samora Correia são hoje testados

30 Junho 2020, 11:11 Não Por Redacção

Quarenta e quatro bombeiros estão actualmente infectados com covid-19 e 265 de quarentena, revelou hoje à Lusa a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, garantindo que está prevista a capacidade de resposta para o combate aos fogos.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) refere que até ao momento foram infectados com covid-19, 191 bombeiros, tendo 147 já recuperaram e actualmente estão positivos 44 elementos, 12 deles do corpo de Bombeiros Voluntários de Samora Correia.

A Protecção Civil adianta que há ainda 265 bombeiros afastados de serviço para isolamento profilático ou outras razões.

A ANEPC saliente-se que, desde o início da pandemia de covid-19, 3.081 bombeiros regressaram já ao serviço após isolamento profilático ou outras razões, o que significa que os corpos de bombeiros têm revelado, até esta data, “a necessária preparação para manter a sua capacidade operacional”, apesar do risco de afectação ser real.

Na resposta enviada a Lusa, a ANEPC avança que desenvolveu o Plano Nacional para o novo coronavírus, designado PONCoV, que abrange todas as operações de protecção e socorro e visa essencialmente planear uma resposta dos diversos agentes de protecção civil e “em particular dos corpos de bombeiros”.

Ressalvado que o risco zero não existe e que é impossível garantir a 100% que os bombeiros não são infectados com covid-19, a ANEPC refere que o objectivo é prevenir essas situações, mas, caso aconteçam, procurou “garantir a continuidade da capacidade da resposta operacional que, ao abrigo do principio da subsidiariedade, operacionaliza-se pela criação de redundâncias de resposta operacional”.

Para garantir esta operacionalidade, a Protecção Civil refere que está prevista a constituição de grupos de reforço de diversas tipologias de ocorrências, em que se incluem os grupos de incêndios rurais, para que, “numa situação de défice de resposta de um determinado distrito, possam ser rapidamente mobilizados bombeiros de outras áreas geográficas para responder às operações de protecção e socorro”.

A ANEPC dá também conta que “de forma permanente é efectuada a monitorização do estado de saúde dos bombeiros para que, em antecipação, possam ser accionados os grupos de reforço”.

ANEPC refere ainda que conta com os meios dos vários agentes de protecção civil na resposta às situações de emergências, realizando-se ‘briefings’ técnicos que permitem “aferir as capacidades de resposta” de todos os envolvidos, em particular dos bombeiros voluntários.

Os bombeiros de Samora Correia, que se encontram afectados pela pandemia, 12 que testaram positivo à Covid-19, realizarão testes esta terça-feira, devendo o resultado ser conhecido durante o dia de amanhã, quarta-feira.

Recorde-se que ontem mesmo, 40 bombeiros que testaram negativo, vão regressar esta semana à normalidade, depois de cumprida a quarentena.

________________

________________________