Tempo quente e seco deixa alerta para incêndios florestais

1 Agosto 2020, 10:09 Não Por Redacção

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu um alerta para a possibilidade de ocorrência de incêndios florestais, tendo em conta a continuidade do tempo quente e seco, nomeadamente nas regiões do interior do país, acompanhado de vento na faixa costeira ocidental.

Nesse sentido a ANEPC alerta para a necessidade da população adoptar comportamentos responsáveis e de prevenção, de modo a que não venham a ocorrer ignicções que possam dar origem a grandes incêndios.

A Protecção Civil relembra que continua a ser proibido realizar as seguintes actividades:

– PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

– PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

– PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;

– PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

– PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;

– PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;

– PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias, e nos municípios, com Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

– OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

________________

_____________________

_____________________