Um Dezembro com muito Natal em Salvaterra de Magos

26 Novembro 2019, 22:37 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos dinamiza durante o mês de Dezembro a “Campanha Natal e o Comércio Local”, apresentando uma agenda de iniciativas bastante diversificada, que inclui Feira do Livro, teatro infantil, animação de rua, concertos de natal, exposições, visitas do Pai Natal e actividades solidárias, a que se juntam outras tantas das associações, colectividades, comissões de festas e IPSS’s do Concelho.

A Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos acolhe a Feira do Livro de Natal de 29 de Novembro a 30 de Dezembro, com livros para todos os gostos e com a presença de escritores, actividades para os mais novos e exposição e venda de artesanato.

O Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos vai apresentar a exposição “A viagem do Rodolfo”, de 7 de Dezembro a 6 de Janeiro 2020, com trabalhos elaborados pelos artesãos, comércio local e alunos de artes da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos.
Já no Mercado de Cultura de Marinhais estará a exposição “Mensagem de Natal”, de 6 de Dezembro a 6 de Janeiro, com trabalhos das crianças dos Jardins de Infância “Mãe Galinha” e do Centro Escolar de Marinhais; enquanto que na Galeria de Exposições da Falcoaria Real em Salvaterra de Magos continua patente, até 3 de Janeiro, “Tirée Par – A Rainha Dona Amélia e a Fotografia”.

A programação inclui também teatro infantil solidário com a apresentação da peça “Um girassol do tamanho do Mundo”, pela Real Companhia da Gargalhada, dia 1 de Dezembro, na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos; 8 de Dezembro na Casa do Povo de Glória do Ribatejo; e 14 de Dezembro no Mercado de Cultura de Marinhais. Todos eles agendados para as 15.30 horas, contando com a presença do Pai Natal e com donativo livre a favor de Tomás Leal.

Outra das iniciativas de carácter solidário que a Câmara Municipal organiza é o VI Passeio Solidário da Bicicleta Antiga (& Nova), que se realiza no dia 8 de Dezembro, pelas 9 horas, em Marinhais, no qual se sugere que cada participante ofereça uma posta de bacalhau ou outro bem alimentar para ser distribuído pela Loja Social às famílias carenciadas do Concelho.

A Câmara Municipal vai ainda promover um espectáculo musical com “Christmas Voices” a 7 de Dezembro, pelas 15.30 horas, no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos e uma Gala de Natal, em parceria com a Casa do Povo de Muge, dia 18 de Dezembro, pelas 21 horas, assim como realizar as habituais festas de Natal dos seniores do Concelho e dos utentes das Piscinas Municipais.

O Mercado Diário de Salvaterra de Magos recebe a 21 de Dezembro o showcooking “Sabores de Natal”, pelas 10 horas, com o Chef Luís Machado, e no mesmo dia haverá animação de rua pelas freguesias do Concelho com a presença do Pai Natal e dos duendes.

Para 5 de Janeiro, pelas 16 horas, está marcado o concerto solidário de Ano Novo pela Banda da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos, no Mercado de Cultura de Marinhais, com donativo livre a favor de Tomás Leal.

Ao mesmo tempo decorre a campanha de incentivo às compras de Natal no comércio local com a possibilidade de ganhar vales de compras, que vão dos 30 aos 200 euros.
Destaque também para o projetco “Montras de Natal”, que pretende contribuir para o embelezamento do Concelho nesta quadra natalícia e atrair os consumidores para o comércio local e tradicional. 

________________

________________________