Vale do Sorraia com mais de 600 habitantes por médico

1 Agosto 2020, 19:48 Não Por João Dinis

O número de médicos nos quatro concelhos do Vale do Sorraia, está bastante acima da média nacional do rácio de habitantes por médico, independentemente da sua especialidade.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, a média do Vale do Sorraia é de 643,8 habitantes por cada médico, quando a média nacional é de 185,6 habitantes por clinico.

A média é feita pelo número de habitantes de cada município e pelos médicos registados em cada uma das unidades de saúde, o que faz com que Coruche tenha a média mais baixa no Vale do Sorraia, com 531 habitantes por médico, seguido de Salvaterra de Magos, com 644 residentes por clinico.

O concelho de Mora regista um valor de 693 habitantes por médico e Benavente o número mais elevado, 707 habitantes por clinico.

O concelho com o menor número de habitantes por médico é Coimbra, com 28, seguido das grandes cidades, Porto com 43 habitantes por médico e Lisboa com 52.
Em sentido contrário registo para Castanheira de Pera, com 2632 habitantes por cada médico afecto ao concelho.

De acordo com estes dados, valores de 2019, Portugal têm um total de 55.432 médicos, dos quais 40 mil são especialistas, entre ginecologistas, ortopedistas, psiquiatras, entre outros.

________________

_____________________

_____________________