Activado Plano nacional de emergência de proteção civil

24 Março 2020, 18:31 Não Por Redacção

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, informou que o plano nacional de emergência de protecção civil foi activado devido à pandemia do novo coronavírus.

Este plano foi aprovado na reunião da Comissão Nacional de Protecção Civil, que decorreu na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, em Carnaxide.

Numa declaração à agência de notícias Lusa no final da reunião, Patrícia Gaspar, afirmou que este plano é “um instrumento de gestão operacional fundamental para o sistema” de protecção civil e vai permitir “avançar naquilo que são os mecanismos de coordenação institucional e gestão operacional, de uma forma mais concertada do que seria possível antes”.
A Secretária de Estado afirmou que, neste momento, há uma situação de “absoluta excepção» que têm implicações «muito expressivas para a área da protecção civil”, existindo já cerca de 50 planos municipais de emergência e protecção civil activos e nove planos distritais.

“Fazia todo o sentido avaliar a pertinência da activação do plano nacional para que haja uma coerência naquilo que são os instrumentos de gestão no âmbito da protecção civil e para que haja uma correspondência ao nível nacional de todo o trabalho que já está a ser feito no patamar local e distrital” disse, acrescentando que o sistema está a funcionar “na sua plenitude” a nível local, distrital e nacional.
“Temos todos os instrumentos estão a funcionar de forma a permitir que a gestão desta situação seja feita com a máxima agilidade, flexibilidade e organização”, concluiu.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

________________________