Alguns hospitais retomam as consultas programadas em 04 de Maio

25 Abril 2020, 17:29 Não Por Redacção

Alguns hospitais vão retomar as consultas programadas já na semana que se inicia em 04 de Maio, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, que salientou ser “impossível” sair da situação de pandemia da covid-19 “sem cicatrizes”.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde contactou com a maioria dos hospitais que pertencem ao Serviço Nacional de Saúde, sendo que “há hospitais em que o início da retoma [das consultas programadas] começa já na semana de 04 de maio”, afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa diária de actualização de informação sobre a pandemia.

Outros hospitais irão retomar as consultas “mais para adiante”, havendo instituições nas quais “já se iniciou uma remarcação da actividade que há umas semanas estava suspensa”, acrescentou a ministra.

Questionada pela agência Lusa, a ministra da Saúde salientou que os calendários de retoma de cada hospital e centro de saúde estão dependentes da “pressão que cada instituição sente na sua envolvente”.

“Algumas entidades e instituições do interior do país, na Beira Baixa, e algumas instituições do Norte Alentejano, terão maior facilidade, se o panorama se mantiver, numa retoma precoce da actividade”, notou, frisando que este será um processo “gradual, faseado e acompanhado”, sendo que a mesma lógica é aplicada aos centros de saúde, onde se tem apostado na grande utilização da telemedicina.

Com Agência Lusa

________________

________________________