Câmara aprova projecto de requalificação do Museu Municipal de Benavente

5 Agosto 2019, 22:25 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Benavente, aprovou esta segunda-feira, o projecto de requalificação do Museu Dr. António Gabriel Ferreira Lourenço, Museu Municipal de Benavente.

Na reunião de Câmara, foi apresentado o projecto final, pela arquitecta responsável, daquele que será o ‘novo’ Museu de Benavente, onde vão ficar expostas as mais de 30.000 peças que compõem o seu espólio, bem como outras que venham a ser integradas no acervo do museu.

A requalificação do Museu Municipal de Benavente, que manterá a sua fachada principal, irá passar por uma intervenção nos 1.200 metros quadrados de área de construção, que irá ficar dotado de 2 pisos de exposição e 1 de trabalho, onde ficarão uma exposição permanente, exposições temporárias, sala de arrumos, sala de restauro, bar/lounge, uma sala multiusos e um pátio exterior.

A obra, que após a aprovação do projecto por parte do município seguirá agora os trâmites legais, tem um valor base de 1.590.200 euros, numa duração estimada de 540 dias.

Breve resenha do Museu Municipal de Benavente

O Museu Municipal de Benavente, denominado Museu Municipal Dr. António Gabriel Ferreira Lourenço, foi inaugurado em Julho de 1980, albergando uma vasta colecção de carácter etnográfico reunida ao longo de cerca de 40 anos pelo Sr. Joaquim Parracho.

O desenvolvimento deste trabalho de recolha, permitiu a criação de uma relação importante e duradoura entre a comunidade e o seu museu, resultando frequentes as doações particulares.

Por outro lado, a recolha exaustiva de todos os objectos da vida quotidiana, familiar e de trabalho, evitou o seu desaparecimento físico e consequentemente o esquecimento da memória colectiva.

Reunindo um acervo museológico com cerca de vinte mil peças, o Museu encontra-se instalado numa antiga casa de habitação localizada no antigo“arrabalde” da vila, hoje um dos eixos mais movimentados, no limite do núcleo histórico de Benavente.

________________

_____________________

_____________________