Caminhada com 300 pessoas inaugurou Rota das Lezírias em Benavente (Com Fotos)

28 Outubro 2019, 10:39 Não Por João Dinis

Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Benavente e da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, foi oficialmente inaugurada a Rota das Lezíras, que percorre caminhos do concelho de Benavente, entre a sede de concelho e Samora Correia, em pleno coração da Lezíria Ribatejana.

A Rota das Lezírias está integrada na Rede de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo, que é composta por onze municípios do Ribatejo, que pretendem assim atrair turistas e desportistas aos seus concelhos, possibilitando-lhes além de fazer uma boa caminhada ou percurso de bicicleta, ficar a conhecer a sua fauna, flora e porque não, a sua gastronomia.

A Rota das Lezírias é composta por um percurso de 19 quilómetros, circular, que se pode efectuar em dois sentidos, Benavente – Samora Correia ou no sentido inverso, sendo que os pontos de partida/chegada são o Jardim do Calvário / Cruz do Calvário em Benavente e a cidade de Samora Correia.

Num percurso de dificuldade baixa, acessível a todos os tipos de preparação física, este percurso ente os Rios Almansor e Sorraia, permite ao visitante, além de praticar exercício físico observar paisagens de rara beleza, bem como alguma da fauna e flora característica do Ribatejo e as suas actividades agrícolas.

Os campos de arroz, o casario da Companhia das Lezírias, o Touro Bravo e a Peneireiro-Cinzento, são alguns dos detalhes deste percurso, a que certamente se aconselha uma máquina fotográfica para registar todos os momentos e detalhes, sobretudo porque estes vão mudando ao longo do ano, seja pelas estações do ano, ou mesmo pelos estados em que os campos agrícolas vão estando.

Neste domingo, 27 de Outubro, trezentas pessoas inauguraram este percurso, num ritmo alegre e descontraído, que culminou no Palácio do Infantado em Samora Correia.
Após os discursos inaugurais, a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho e do representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, João Cavaleiro Ferreira, os caminheiros fizeram-se ao percurso aproveitando o bom tempo que se fazia sentir.

________________

_____________________

_____________________