Centros de Saúde de Samora Correia e Coruche entre os 35 dedicados à testagem do Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo

26 Março 2020, 12:51 Não Por João Dinis

Os centros de Saúde de Samora Correia e Coruche, serão as duas áreas de saúde do Vale do Sorraia que vão integrar as 35 áreas de testagem criadas pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), denominadas Áreas Dedicadas à Covid-19 (ADC).

De acordo com o comunicado da ARSLVT, os espaços vão ser compostos por um médico, um enfermeiro, assistente operacional e administrativo, bem como por uma equipa de limpeza, sendo que serão áreas reservadas a pessoas suspeitas de infecção pelo Covid-19, ou com sintomas da doença.

As ADC serão compostas por uma área de recepção, salas de observação e instalações sanitárias, cuidadosamente preparadas com o intuito de separar os doentes possivelmente infectados dos restantes utentes dos centros de saúde.

Os utentes deverão sempre dar preferência à linha SNS 24 (808 24 24 24), antes de se poderem deslocar ao seu Centro de Saúde, de modo a aí serem recebidos e devidamente testados, de acordo com as indicações médicas.

De salientar, que os Centros de Saúde apenas vão efectuar a recolha das amostras para os testes, sendo depois o material recolhido enviado a laboratórios privados que vão efectuar os testes e enviar os resultados às unidades de saúde.

Na área de Lisboa e Vale do Tejo, vão ser centros ADS os centros de saúde, USF Rodrigues Miguéis, USF S. João Evangelista dos Loios, Tenda em Paço D’Arcos, S. João do Estoril, Venda Nova, Agualva, Moscavide, Póvoa de Santo Adrião, Alenquer, Alverca, Azambuja, Samora Correia, Vila Franca de Xira, Pragal (Almada), USF Torre da Marinha (Seixal), Alcochete, Barreiro, Setúbal, Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Peniche, Mafra, Torres Vedras, Lourinhã, Sardoal, Tomar, Entroncamento, Santarém, Cartaxo, Rio Maior, Almeirim e Coruche, sendo que todos vão funcionar entre as 8 e as 20 horas de segunda a sábado, existindo ainda casos que ao fim-de-semana funcionam somente das 9 às 14 horas.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

________________________