Consciencialização dos condutores facilita trabalho das autoridades (Com Fotos)

23 Novembro 2020, 15:52 Não Por João Dinis

A Guarda Nacional Republicana, através do seu Destacamento de Trânsito e Territorial de Coruche, realizaram este domingo, 22 de Novembro, uma operação de fiscalização na rotunda que intercepta as Estradas Nacionais 119, 251 e 114 em Coruche, que liga os distritos de Santarém a Évora e Setúbal.

Durante toda a tarde foram dezenas as viaturas controladas pelos militares da Guarda, que questionavam sobretudo a razão para que os condutores se encontravam naquele troço da estrada e em viagem, uma vez que o concelho de Coruche se encontra entre os concelhos com medidas mais restritivas da liberdade, impostas pelo Estado de Emergência em que Portugal se encontra, tendo em conta a pandemia da Covid-19.

De acordo com o Capitão Inácio, responsável pela operação da GNR, não se registaram infracções à Lei do Estado de Emergência, sendo que todas as pessoas que se encontravam em circulação estavam ao abrigo das excepções que permitem que estas realizem viagens, não sendo assim necessário o encaminhamento de nenhum condutor à sua residência.

Todos os condutores que foram fiscalizados, ou estavam em deslocação de trabalho, para a residência, ou também de disputar um jogo de futsal, como o caso de uma equipa alentejana que se deslocava em duas viaturas de passageiros, cumprindo as normas de lotação dos veículos.

Ainda assim, a GNR registou diversas infrações rodoviárias, sobretudo veículos cuja data de inspecção se encontra expirada, pois somente os veículos com inspecção até dia 30 de Junho dispunham de 6 meses de prorrogação de prazo e não todos os veículos, facto que tem levado a que alguns condutores circulem sem a inspecção obrigatória, incorrendo assim numa pesada multa.

Durante a operação a GNR registou ainda duas tentativas de fuga à fiscalização, tendo de imediato interceptado os condutores, um por não ter inspecção do veículo e outro que desconhecendo a Lei pensou que não lhe seria concedida passagem.

________________

________________________