Coruche é autarquia Familiarmente Responsável pelo quinto ano consecutivo

11 Novembro 2019, 11:36 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Coruche, foi considerada pelo quinto ano consecutivo uma autarquia Familiarmente Responsável, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

O OAFR foi criado em 2008 pela  Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, tendo como objectivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

Para promover esta distinção o OAFR avalia as iniciativas dos municípios, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social, sendo que entre as medidas valorizadas estão os apoios aos nascimentos, apoios com creches e jardins-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, e transportes escolares gratuitos até ao 12º ano.

O município de Coruche irá agora receber a ‘Bandeira com Palma’ que diferencia as autarquias com três ou mais distinções.
Coruche recebe esta distinção desde 2015, sendo esta a quinta edição em que o município é premiado.

No distrito de Santarém a distinção foi outorgada aos concelhos de Abrantes, Mação, Santarém, Sardoal, Tomar e Torres Novas, sendo o terceiro com maior número de câmaras distinguidas, depois de Coimbra e Lisboa.

________________

_____________________

_____________________