Coruche em Festa até 18 de Agosto (Com Programa)

8 Agosto 2019, 15:00 Não Por Redacção

O dia 6 de Agosto marcou o início das Festas, com as novenas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, sendo a inauguração oficial a 14 de Agosto, data que assinala o arranque da festa coruchense, enquanto grande momento de encontro das gentes de Coruche, o regresso dos emigrantes e a recepção de forasteiros que reconhecem a grandiosidade das festas de Coruche, pela profunda devoção a Nossa Senhora do Castelo, mas também pela multiplicidade de iniciativas que caracterizam o território coruchense, onde não faltará a excelente gastronomia ribatejana nas tasquinhas, o tradicional fogo de artificio, espectáculos musicais, a animação taurina e tertúlias.

O concerto de abertura das Festas, no dia 14 de Agosto, será um “Tributo à Música Portuguesa”que ficará a cargo da centenária associação do concelho, a Sociedade Instrução Coruchense, seguindo-se o mais aguardado Fogo de Artificio, que atrai milhares de pessoas às margens do Rio Sorraia para ver este magnífico espectáculo pirotécnico. Pela noite dentro, poderá ainda assistir ao espectáculo da banda ribatejana XERIFE, num concerto de originais ao bom estilo do  rock’n’roll.

No dia da Assunção de Nossa Senhora e feriado nacional, 15 de Agosto, é por tradição o dia da programação religiosa com a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que todos os anos traz a Coruche milhares de devotos, que em fé e oração acompanham Nossa Senhora do Castelo pelas ruas de Coruche até ao santuário.
À noite, o Festival de Folclore “António Neves” promete, como sempre, uma grande mostra etnográfica composta por sete ranchos folclóricos, representativos de várias regiões do país, mas também uma representação espanhola, da ilha de Maiorca.

O Dia do Aficionado, 16 de Agosto, garante muita animação taurina que começa com a condução de cabrestos nas ruas, logo pela manhã, seguindo-se as Entradas e Encierros de toiros nas ruas do Centro Histórico.
Haverá também o habitual desfile das tertúlias tauromáquicas que culminará no local da primeira tourada à corda, conduzida pelos pastores açorianos vindos da Ilha Terceira.
A noite do aficionado terá como destaque principal no Palco do Sorraia, o espectáculo de fado com Beatriz Felizardo seguindo-se o grupo Banza com divertidos momentos de Stand Up Comedy, a noite prossegue com mais animação taurina.

O dia 17 de Agosto é o dia dedicado ao Campino do Sorraia e feriado municipal.
Durante a manhã o destaque recai sobre o Cortejo Histórico e Etnográfico, ex-libris das festas, que atrai inúmeros visitantes ao centro histórico da vila, para além dos muitos participantes no desfile. Este ano sob o tema “Da Terra à Mesa”, o cortejo irá recriar o património gastronómico do concelho associado àquilo que as terras férteis proporcionam ao longo do ano e como isso influenciou os saberes e sabores coruchenses.
Depois da homenagem ao Campino e da tradicional corrida de toiros, a noite fica reservada aos “THE GIFT” que irão apresentar, no palco principal, o seu novo disco “Altar”. 

O último dia das Festas, 18 de Agosto, será dedicado à Juventude.
Mais um dia com muita animação taurina, realizando-se o segundo momento da Tourada à Corda, mas também com muitas outras atividades de âmbito taurino.
A noite está reservada para a banda “THE PILINHA” que fará as honras ao palco principal, com muito boa disposição e inspiração aos estilos Ska e Reggae, exclusivamente em português.
As Festas encerram com o espetcáculo pirotécnico na frente ribeirinha do Rio Sorraia e a noite termina como todas as noites, com a animação do espaço tertúlia organizada pela Associação do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.