De 28 de Fevereiro a 31 de Março a Enguia é Rainha em Salvaterra de Magos (Com Fotos)

18 Fevereiro 2020, 16:46 Não Por João Dinis

O Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, foi o palco escolhido pelo município para a apresentação da vigésima quarta edição do “Mês da Enguia”, que irá decorrer no concelho de Salvaterra de Magos, de 28 de Fevereiro a 31 de Março.

Vinte restaurantes do concelho de Salvaterra, número máximo admitido para o evento, divididos entre Salvaterra de Magos, Marinhais e Foros de Salvaterra, vão servir a “Rainha do Tejo” das mais diversas formas, sendo que de ensopado, fritas e grelhadas são os pratos favoritos das centenas de pessoas, que durante o mês vão encher os restaurantes salvaterrenses, que podem ainda experienciar receitas “menos convencionais”, como são a feijoada de enguia, torricado de enguia, cataplanas ou mesmo a enguia à brás.

Hélder Esménio que abriu a sessão de abertura da apresentação do “Mês da Enguia”, salientou o papel fundamental dos restaurantes aderentes à iniciativa, verdadeiros embaixadores do concelho, que anualmente recebe milhares de visitantes.
Também as associações do concelho, que colaboram no programa cultural do “Mês da Enguia”, tiveram uma palavra do Presidente do Município de Salvaterra de Magos, que agradeceu ainda o empenho e dedicação de todos os salvaterrenses na dinamização da sua terra.

António Ceia da Silva, Presidente da Entidade de Turismo do Ribatejo e Alentejo, que marcou presença no evento, destacou o papel da gastronomia no turismo, em especial da Enguia, no caso de Salvaterra de Magos, felicitando o município pelo investimento na área.

Foi também apresentado o programa cultural do evento, que tem como pontos altos a Feira de Artesanato, que inaugura a 28 de Fevereiro no Pavilhão do Inatel, os espectáculos musicais com Artur Agostinho e os Terra Minhota (29 de Fevereiro), Mónica Sintra (7 de Março), Pocoyo (8 de Março), Filhos da Nação (14 de Março), Stand-up Comedy com Francisco Menezes (21 de Março) e Lucas e Matheus (28 de Março), havendo ainda lugar a diversas manifestações desportivas, com destaque para a vigésima edição dos 12 quilómetros de Salvaterra de Magos, a 29 de Março.

A culminar o evento, decorreu uma degustação das primeiras enguias do ano, que foram apreciadas pelos convidados da cerimónia.

________________

_____________________

_____________________