Desinfecção nas escolas arranca na quarta-feira

28 Abril 2020, 14:43 Não Por Redacção

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, revelou hoje que a desinfecção de escolas encerradas devido à pandemia da covid-19, para a retoma das aulas, arranca esta quarta-feira, faseadamente, em “vários sítios” do país.

“Vamos agora começar um grande trabalho com o Ministério da Educação para a desinfecção de escolas para que possa haver retoma do ensino”, disse hoje João Gomes Cravinho, em Évora, acrescentando que o respectivo “trabalho de planeamento já está em curso e amanhã [quarta-feira] já começarão algumas desinfecções”.

O ministro da Defesa Nacional acrescentou que esta operação, para que possam ser retomadas as aulas do 11. e do 12.º anos, “vai começar em vários sítios, simultaneamente”, envolvendo “cerca de 80 equipas de desinfecção”, das quais “60 do Exército e 20 da Marinha”, num global de “cerca de 400 militares”.

Na quarta-feira, “em princípio, eu estarei com o ministro da Educação [Tiago Brandão Rodrigues] numa escola da Amadora”, precisamente no âmbito desses trabalhos de desinfecção, assinalou João Gomes Cravinho.

O trabalho vai decorrer “em todo o país” e “de forma faseada”, mas com “algumas intervenções prioritárias em escolas que tenham tido utilização contínua”, passando só depois “para outras escolas que têm menos necessidade, porque terão uma carga viral mais baixa” por “não terem sido utilizadas durante algum tempo”, precisou.

Questionado pela agência Lusa sobre o total de estabelecimentos de ensino abrangidos, o ministro disse não possuir ainda esse número, embora tenha vincado que a desinfecção vai ser feita “em todas as escolas” em que seja “necessário”.

Desde logo, frisou, nas escolas “que vão ser utilizadas para as aulas do 11.º e 12.º e aquelas que tiveram alguma utilização e, portanto, que têm algum risco de terem o vírus”.

O ministro da Defesa Nacional falava aos jornalistas depois de visitar o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e o Centro Militar de Saúde que funciona na mesma cidade, a curta distância da unidade hospitalar.

Acompanhado pelo o secretário de Estado adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, na qualidade de coordenador da execução do estado de emergência no Alentejo, os governantes assistiram a uma apresentação sobre “o papel das Forças Armadas no combate à covid-19”, na messe de Évora, e visitam da parte da tarde o Regimento de Infantaria e a Base Aérea, em Beja.

Com Agência Lusa

________________

________________________