DGS refere que visitas aos lares vão ser retomadas, “mas com muitas regras”

16 Maio 2020, 10:53 Não Por João Dinis

As visitas aos lares de idosos vão ser retomadas a partir da próxima segunda-feira, mas acautelando a segurança de todos. “Com muitas regras, com muitos cuidados e com muitas limitações. É uma nova normalidade. Não é retornar ao passado”, alertou a Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa de actualização dos dados da pandemia de COVID-19.

“Estas instituições são uma grande preocupação de todos nós. São os mais vulneráveis que têm que ser protegidos”, afirmou a responsável, destacando que “estão a ser tomadas muitas medidas e vamos iniciar o retomar das visitas a estas pessoas, mas em segurança”.

Até ao momento, revelou, Portugal regista 477 mortes em lares e unidades de cuidados continuados: 259 na região Norte, 138 na região Centro, 75 em Lisboa e Vale do Tejo, uma no Alentejo e 4 no Algarve.

Nesta fase, há uma série de questões logísticas que têm de ser asseguradas pelos lares para que sejam retomadas as visitas, como a definição de circuitos e de espaços próprios para estes encontros.

Graça Freitas admitiu, no entanto, que nos lares de idosos “que ainda estejam em surto ou que tenham doentes internados com COVID-19”, a autoridade de saúde pode “temporariamente não considerar seguro que sejam feitas as visitas”.

________________

_____________________

_____________________