Trinta e três estudantes e docentes do Projeto Competency-Based Training and Simulation in Healthcare Education [Formação e simulação baseadas em competências na educação para a saúde] (CBTS) foram recebidos nos Paços do Concelho, por Vânia Horta, Chefe de Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Santarém, na segunda-feira, 10 de março, no âmbito da 2.ª Blended Mobility que está a decorrer na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém.
No final da visita aos Paços do Concelho, a comitiva realizou uma visita guiada ao Centro Histórico.
Esta iniciativa reúne estudantes e docentes das instituições parceiras SOSU Østjylland (Dinamarca), IPS (Portugal), CIFP Majada Marcial (Espanha), Scoala Postliceala FEG Iasi (Roménia), Kanuni Mesleki Ve Teknik Anadolu Lisesi/İzmit (Turquia) e PIVH Hasselt HBO Verpleegkunde (Bélgica), e tem como objetivo aprofundar competências essenciais na educação em saúde, através da simulação clínica e do recurso a metodologias inovadoras.
O principal objetivo desta mobilidade é promover a integração da simulação no ensino, garantindo práticas de excelência na formação de profissionais de saúde.
Os participantes têm a oportunidade de desenvolver competências técnicas e transversais, reforçando a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados prestados. Além disso, a mobilidade incorpora os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preparando profissionais comprometidos, não só com a excelência clínica, mas também com um futuro mais sustentável.
O projeto CBTS pretende aumentar a qualidade e a relevância da educação nas instituições parceiras, através da implementação da simulação clínica, da introdução de e-portefólios na prática e da adoção dos ODS, como referência para a formação.