Exames de uso e porte de arma passam a ser electrónicos

Exames de uso e porte de arma passam a ser electrónicos

6 Agosto 2019, 11:13 Não Por Redacção

A Policia de Segurança Pública (PSP), realizou pela primeira vez um exame eletrónico para candidatos à Licença de Uso e Porte de Arma de Defesa, no passado dia 31 de Julho, substituindo assim o tradicional método de exames em papel.

Para a PSP esta é uma data e um facto relevante, porquanto integrado no âmbito do projetoSENFIPA (Serviços de Exames Nacionais, Fiscalização e Polícia Administrativa) a Polícia de Segurança Pública dá mais um passo na modernidade, na desburocratização e inovação, disponibilizando aos cidadãos um serviço moderno, eficiente, seguro e mais económico.

O projecto SENFIPA é um projecto co-financiado com fundos europeus e integrado no âmbito do SAMA2020, COMPETE20202 e Portugal 2020, apoiada pelo FEDER e FSE, estando orçado em mais de 1.700.000€.

Está agora prevista a instalação de 24 salas de exames, distribuídas por todo o território nacional, devidamente equipadas com material informático e interligadas pela plataforma electrónica que suporta o SENFIPA, permitindo no futuro não só continuar a realização de exames para candidatos à licença de uso e porte de arma de defesa, mas também para candidatos à licença de uso e porte de arma de caça, de vigilantes de segurança privada, tratadores de cães perigosos, entre outros.

Neste dia foram examinados 5 cidadãos que foram objecto de um processo de análise e verificação dos requisitos para poderem ser detentores de uma arma de defesa, após terem sido formados por uma Entidade Formadora, credenciada pela PSP. Finalizado o processo de formação, foram submetidos à prova teórica, através do exame electrónico e ao exame prático, em carreira de tiro, tendo 4 desses examinandos ficado aprovados.