GNR lança segunda fase da operação Campo Seguro

14 Novembro 2019, 14:41 Não Por Redacção

Com o intuito de garantir a segurança dos campos agrícolas, a Guarda Nacional Republicana (GNR), irá lançar esta sexta-feira, 15 de Novembro e até dia 31 de Janeiro a segunda fase da operação Campo Seguro.

A GNR irá intensificar o patrulhamento as explorações agrícolas, em todo o Território Nacional, com o objectivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, dando ainda especial atenção aos acidentes com veículos agrícolas e possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Durante a operação, a GNR vai promover acções de sensibilização e informação junto das comunidades rurais, particularmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e protecção contra furtos, especialmente de produtos agrícolas, como a castanha e a azeitona, mas também de cobre e outros metais não preciosos.

Atendendo ao número de acidentes com vítimas mortais que envolvem veículos agrícolas, os militares irão sensibilizar os utilizadores de tractores e máquinas agrícolas para as regras de segurança inerentes à condução e utilização de tais veículos, dando primazia ao contacto pessoal.

Nesta operação a GNR irá empenhar militares das suas diversas valências, Comandos Territoriais, do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Acção Fiscal, existindo ainda um reforço do patrulhamento a cavalo.
Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efectuadas acções de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil de Espanha.