Governo incentiva regresso a Portugal de emigrantes

24 Julho 2019, 13:58 Não Por Redacção

O Governo português lançou recentemente o programa ‘Regressar’, que tem como principal missão incentivar os emigrantes portugueses a regressar ao seu país.

Os emigrantes portugueses e luso-descendentes que queiram regressar a Portugal, têm ao seu dispor um apoio financeiro que pode chegar a 6.536 euros, bem como um canal de informação directa através do novo Ponto de Contacto para o Regresso do Emigrante, que pode consultar no site , www.programaregressar.gov.pt

Este programa tem como principal objectivo o regresso a Portugal de trabalhadores portugueses, que nos últimos anos foram forçados a abandonar o país, bem como de seus descendentes e familiares.

Trata-se de um programa estratégico que pretende não só reforçar os factores de atractividade do país para todos aqueles que ponderem regressar a Portugal, mas também apoiar as empresas na supressão das suas necessidades de contratação através da criação de novos incentivos que reduzam os custos do regresso a Portugal e que facilitem a transição profissional e geográfica para os trabalhadores e para os seus agregados familiares. Assim, ao mesmo tempo que se reforça o potencial de crescimento económico e do emprego em Portugal, estimula-se também o horizonte de sustentabilidade da Segurança Social e fortalece-se o combate ao envelhecimento demográfico’, informa o Governo português.

O Programa Regressar abrange ainda outras medidas, como a possibilidade de os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro se registarem no portal www.iefponline.iefp.pt para procurar emprego e manifestar interesse em ofertas de trabalho antes da sua fixação em Portugal, assegurando assim um ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

Para beneficiar dos apoios deste programa, o cidadão terá que preencher os requisitos, que pode consultar no site do Instituto de Emprego e Formação Profissional, em https://www.iefp.pt/regresso-a-portugal, sendo que este beneficio se pode acumular com outros apoios à contratação de pessoas para as empresas.

________________

_____________________

_____________________