Hospital CUF Santarém retoma actividade clínica programada

19 Maio 2020, 17:04 Não Por Redacção

O Hospital CUF Santarém, retoma progressivamente a actividade clínica programada, ainda que com fortes medidas de segurança e protecção, para doentes e colaboradores.

De acordo com fonte da CUF, este “está dedicado a prestar cuidados de saúde com a disponibilidade, diferenciação e segurança dos respectivos meios humanos e técnicos, no sentido de dar resposta a todas as necessidades de saúde da população, sejam agudas ou de rotinas de vigilância e prevenção, tão importantes para assegurar diagnósticos precoces e o tratamento atempado das doenças.”

A unidade hospitalar tem procurado, desde o primeiro momento, conciliar a contenção da pandemia de COVID-19 com a necessidade de continuar a servir a população, garantindo a segurança de doentes e colaboradores. Foi nesse sentido que, em Março, quando o objectivo primordial era contribuir para a redução drástica da propagação do novo coronavírus, o Hospital CUF Santarém recomendou a todos os clientes que limitassem a marcação de actos médicos a situações urgentes e importantes. Em complemento, foi disponibilizado o serviço de teleconsulta em várias especialidades, assegurando a continuidade dos cuidados de saúde aos doentes habitualmente seguidos na unidade e evitando deslocações desnecessárias, sempre que a situação clínica o permitia.

Esta retoma da prestação de cuidados de saúde à população de Santarém obedece a um conjunto de medidas implementadas, que são fundamentais para a segurança, higiene e proteção de quem necessita de cuidados de saúde”, refere fonte hospitalar que salienta que “ao entrarem no Hospital CUF Santarém, clientes e colaboradores são submetidos ao rastreio de medição de temperatura e à identificação de sintomas respiratórios. É, ainda, fornecida uma máscara de proteção individual e disponibilizado gel desinfetante”, “por forma a assegurar o adequado distanciamento social, os espaços das recepções e salas de espera estão reorganizados e os tempos de duração de consultas e exames foram alargados”, bem como “para melhor gestão do fluxo de pessoas, continua suspensa, temporariamente, a possibilidade de acompanhante excepto nos casos em que é estritamente necessário e os doentes são sensibilizados a comparecer no Hospital mais próximo da hora agendada para a consulta ou exame.

Com uma vasta equipa de profissionais de saúde disponíveis em praticamente todas as especialidades médicas e cirúrgicas, o Hospital CUF Santarém dispõe de um parque tecnológico que permite a realização de inúmeros exames de diagnósticos e tratamentos. 

Tem, ainda, disponível 24 horas por dia o serviço de Atendimento Médico Não Programado para Adultos. Para as crianças, das 9h00 às 21h00, aos dias úteis e das 8h00 às 13h00 aos sábados, está disponível o Atendimento Médico Não Programado de Pediatria. 

________________

________________________