Hospital de Santarém suspende visitas a doentes e limita acompanhamento a doentes

13 Março 2020, 17:48 Não Por Redacção

O Hospital Distrital de Santarém anunciou esta terça-feira, 13 de Março, a entrada em vigor de novas medidas, tendo em vista o plano de protecção à pandemia de Coronavírus, que se vive em Portugal.

Deste modo, a unidade de saúde informa que tendo em conta toda a situação que se vive no nosso país, estão suspensas as visitas e acompanhamento aos doentes, sendo as informações do estado clínico transmitidas ao utente, que poderá posteriormente contactar os acompanhantes ou familiares, sendo que na impossibilidade deste o realizar, será o próprio corpo clínico a efectuar as informações.

As roupas e demais artigos pessoais dos utentes, deverão ser entregues no Serviço de Informação e Relações Públicas, que funciona no rés-do-chão entre as 9 e as 20 horas.
Os artigos deverão ser devidamente acondicionados e identificados.

A presença de acompanhantes, existem algumas excepções, a saber:

• Internamento de Pediatria – um único acompanhante de referência durante 24 horas no decorrer do internamento.
• Bloco de Partos – um único acompanhante de referência que tem que permanecer obrigatoriamente junto da grávida até 2 horas após o parto.
• Internamento de Neonatologia- um único acompanhante de referência durante 24 horas no decorrer do internamento.
• Internamento de Obstetrícia (mãe e recém- nascido) – um único acompanhante de referência por sala. Período de visita de 1 hora diária, sendo que o horário do mesmo será transmitido à mãe pelo profissional de saúde.
• Não são permitidos acompanhantes a utentes adultos independentes, nos serviços da consulta externas, fisioterapia, hospitais de dia, bem como para realização de exames complementares de diagnóstico (ex. RX, TAC, ecografia, análises clínicas), entre outros. Utentes com dificuldade na capacidade funcional ou mobilidade, será permitido a presença de um acompanhante consoante a situação avaliada.
• Urgência Pediátrica – um único acompanhante de referência no decorrer do episódio de urgência
• Urgência Geral e Obstétrica – não serão permitidos acompanhantes, exceto se solicitado pelos profissionais de saúde.
• Qualquer outra situação não mencionada e passível de ter acompanhante ou visitas será avaliada pelos responsáveis das respetivas unidades.

________________

_____________________

_____________________