Jornadas da Cultura de Salvaterra de Magos com programa definido

30 Agosto 2019, 15:41 Não Por Redacção

Numa organização da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos decorrerá de 13 a 29 de Setembro a sexta edição das Jornadas de Cultura, que têm com  principal objectivo dar a conhecer a história e a identidade do concelho através da dinamização de um vasto conjunto de actividades de índole cultural.

Música barroca, exposições, noite de fados, visita aos Concheiros de Muge, Mundus Glória Fest, publicação de livro infantil e da Revista Magos, lançamento do livro “O Marquês que desafiou a Morte”, reedição do livro “O Falar da Glória do Ribatejo” são algumas das iniciativas programadas.

O primeiro dia, 13 de Setembro, terá música a abrir a edição 2019 do certame cultural do Município de Salvaterra, com um concerto na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos pelas 21 horas, com a presença da violinista Natália Juskiewicz acompanhada por Rodolfo Godinho (guitarra portuguesa) e Eduardo Lemos (viola de fado), Patrícia Modesto (Soprano), Joana Diniz da Fonseca (Mezzo Soprano), Augusto Bachera (guitarra clássica).

Também nessa noite será apresentado o livro “O Marquês que Desafiou a Morte” de Fernando de Almeida e Vasconcellos, um romance histórico que decorre no século XIX, abordando a forma como se encarava a política em Portugal nesse período e dando especial enfoque à vivência da família real em Salvaterra de Magos.

A Falcoaria Real volta a ser palco do lançamento do sexto livro infantojuvenil editado pela Câmara Municipal. “Niki e Vicky – Assalto em Salvaterra” da autoria de Thereza Ameal com ilustrações de Miguel Cardoso, a ser apresentado no sábado, 14 de Setembro, pelas 16 horas.
O livro é de distribuição gratuita a todas as crianças presentes, no entanto a autarquia imprime todos os anos um cariz solidário à iniciativa, sugerindo que o mesmo possa ser trocado por uma embalagem de cereais que será depois distribuída através do projecto municipal “Loja Social”.

Na Galeria de Exposições da Falcoaria Real será inaugurada, também no sábado, pelas 16 horas, “TIRÉE PAR … A Rainha Dona Amélia e a fotografia”, uma exposição que teve como fonte principal a colecção de fotografia do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e a colecção do Palácio Nacional da Ajuda, com o objectivo de celebrar os 150 anos do nascimento da Rainha D. Amélia (2015).
Será também uma forma de assinalar os 115 anos da inauguração da Ponte Rainha D. Amélia, que une os concelhos de Salvaterra de Magos e do Cartaxo.

Pelas 21 horas, o fado volta a marcar presença no pátio exterior da Falcoaria Real, com a presença de Buba Espinho e Beatriz Felício, acompanhados pelos músicos Bernardo Romão e Bernardo Saldanha, com a presença do saxofonista Ricardo Viegas. Haverá também uma homenagem, por parte da Câmara Municipal, ao fadista natural de Salvaterra de Magos, João António Travessa. 

Ainda na Falcoaria Real terá lugar um Curso de Iniciação à Falcoaria no dia 15 de Setembro, a partir das 9 horas, numa organização da Associação Portuguesa de Falcoaria. 

Na Glória do Ribatejo, irá decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Setembro, o “Mundus Glória Fest” numa organização da Associação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo com a parceria da Câmara Municipal, juntando música tradicional e contemporânea, sons africanos, poesia, gastronomia, entre outros. 

Assim, no dia 19 (quinta-feira), pelas 21.30 horas, terá lugar o colóquio “Jornadas Culturais – Bordados glorianos (Candidatura a Património Cultural Imaterial), Cultura e Território”, na Casa do Povo da Glória do Ribatejo.

O dia 20 de Setembro vai juntar no espaço verde do ringue desportivo da freguesia, Canto pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, pelas 22 horas, seguindo-se grupo de bombos do Rancho Folclórico de Silvares, a guitarra portuguesa de Mestre António Chaínho, pop-rock com a Banda Épikos, Cante Alentejano pelo Grupo Coral Bafos de Baco e António Manuel Ribeiro+trio.

No dia 21 de Setembro, sábado, destaque para a atuação da Banda Sinfónica do Exército, pelas das 17 horas e da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.
À noite, há Canto pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, pelas 22 horas, cantares polifónicos com as Cantadeiras do Vale do Neiva, o DJ e declamador Rui Oliveira, inovação sobre a música tradicional portuguesa com o grupo Tanto Mar e ritmos cabo verdianos com Elida Almeida.

Na freguesia de Muge, também nesse sábado, a Câmara Municipal vai promover a apresentação do projecto “Muge Portal – Concheiros de Muge: Um novo portal para os últimos caçadores-recolectores do vale do Tejo”, pelas 10 horas, com a presença de Célia Gonçalves, arqueóloga da Universidade do Algarve que tem, nos últimos anos, integrado a equipa que se encontra a efetuar escavações nos Concheiros.
A esta actividade segue-se uma visita às escavações arqueológicas do Concheiro do Cabeço da Amoreira, aberta à população, com concentração na Casa do Povo de Muge e a disponibilização de transporte por parte da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal vai também apostar na reedição do livro “O Falar da Glória do Ribatejo”, de Idalina Serrão Garcia, numa parceria com a União das Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho e no lançamento da sexta edição da Revista MAGOS, este ano dedicada à importância das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória, festividades cuja génese remonta ao século XIV, testemunho vivo da tipicidade da cultura gloriana.
Haverá ainda homenagem e exposição “Ti Margarida – Uma Mulher Gloriana”. As iniciativas decorrem no dia 29 de Setembro, a partir das 15.30 horas, na Casa do Povo de Glória do Ribatejo.

No Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, ficará patente de 23 de Setembro a 31 de Outubro a exposição do “IV Prémio Infante D. Luís às Artes” – Escultura.

________________

________________________