Junho muito seco em Portugal continental

5 Julho 2020, 17:56 Não Por Redacção

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) classifica o  “mês de Junho como muito seco com um valor médio da quantidade de precipitação muito inferior ao normal, apenas 27 % do valor médio”.

Na generalidade das estações meteorológicas os valores de precipitação foram muito inferiores ao normal em quase todo o território, excepto no Algarve e em particular na região de Faro onde foram superiores.

Desta forma verificou-se uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território e um aumento da área em  seca meteorológica”, refere o IPMA que define que “as regiões do interior Norte-Centro e a região de Lisboa e Vale do Tejo estão na classe de seca fraca e a região Sul encontra-se nas classes de seca fraca e seca moderada.”

Em relação à temperatura do ar o mês de Junho foi normal com um valor médio da temperatura média do ar muito próximo do valor médio 1971-2000 (-0.01 °C).
O valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao valor normal com uma anomalia de -0.62 °C, sendo o 3º valor mais baixo desde 2000; o valor médio da temperatura máxima do ar foi 0.59 °C superior ao valor normal 1971-2000.

Até dia 19 os valores de temperatura do ar foram quase sempre inferiores ao valor médio mensal, a partir do dia 20 verificou-se uma subida da temperatura do ar, em particular da temperatura máxima, sendo de destacar os dias 22, 23, 29 e 30 com um valor médio de temperatura máxima no território superior a 30 °C.

________________

________________________