Liga dos Bombeiros Portugueses considera caso do Bombeiro alcoolizado em Coruche como excepcional mas que não pode acontecer em circunstância alguma

2 Janeiro 2020, 21:22 Não Por João Dinis

O Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, reagiu esta quinta-feira, ao caso do Bombeiros de Coruche, que foi apanhado a conduzir uma ambulância com uma taxa crime de álcool no sangue (1,9 g/l), no passado domingo.

Em declarações à agência Lusa, Jaime Marta Soares afirma que, ‘no melhor pano cai a nódoa. Efectivamente pode acontecer uma situação destas, mas daquilo que sei, ao longo dos meus muitos anos como bombeiro e como responsável da LBP, são casos muito excepcionais“, ressalvando que “mesmo que excepcionais, não podem, em circunstância nenhuma, acontecer’.

Para o presidente da LBP, “o bombeiro que infringiu as regras de trânsito deve ser, efectivamente, penalizado da mesma forma e modo como qualquer cidadão deste país“, assim como sancionado disciplinarmente pelo comandante da corporação municipal de Coruche.

Ninguém está acima da lei, seja quem for“, reforçou Jaime Marta Soares, aguardando que o processo siga os trâmites normais.

Não se pode, efectivamente, confundir a árvore pela floresta, porque por um cidadão bombeiro que não cumpriu as suas obrigações, não respeitou as leis, nem a disciplina do seu corpo de bombeiros, [tal], não pode ser visto como agora que os bombeiros portugueses todos sejam efectivamente pessoas irresponsáveis“, declarou o responsável da LBP, frisando que este “é um caso isolado”.

Considerando que os bombeiros de Coruche estão a viver um momento “desgostoso”, Marta Soares realçou que “não é justo” que se pense que este caso possa “pôr em causa a dignidade, a honorabilidade e a honra dos bombeiros de Coruche e muito menos dos bombeiros de Portugal“.

Os bombeiros portugueses “primam pela organização, rigor e disciplina“, indicou o presidente da LBP, acrescentando que os casos de falta de profissionalismo “infelizmente acontecem como acontecem no seio de toda a gente“.

Mas não devia e, em circunstância alguma, isso é permitido aos bombeiros“, garantiu Marta Soares, classificando o caso do bombeiro de Coruche como “extremamente desagradável”, que não pode acontecer e não deve pôr em causa o bom nome dos bombeiros portugueses.

Câmara de Coruche reconhece caso e confirma inquérito á situação

Fonte da Câmara Municipal de Coruche, confirmou à Agência Lusa que o processo se encontra em fase de inquérito, atestando ainda que o referido operacional tem antecedentes disciplinares , encontrando-se em funções até que seja concluída a investigação.


Com Agência Lusa

________________

________________________