Limpeza de jacintos do rio Sorraia já se iniciou (Com Fotos)

27 Agosto 2019, 13:15 Não Por João Dinis

Iniciou-se esta terça-feira, 27 de Agosto, o processo de limpeza mecânica da praga de jacintos de água, que tem afectado o rio Sorraia nos últimos meses.

Para já, encontram-se nas bermas do rio, duas máquinas com um balde preparado para o efeito, aberto, para que a água que transporta para as margens seja mínima, não retirando assim uma quantidade de água significativa do leito do rio.

As máquinas, propriedade da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale De Sorraia, estão divididas entre os concelhos de Coruche, na zona da ponte do Rebolo, e no concelho de Benavente, onde esta é apoiada por um barco realiza os acumulados para que possam ser retirados pelo balde da máquina.

Os jacintos vão sendo acumulados nas margens do rio, estando a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale De Sorraia a estudar qual o destino a dar às plantas, que não estando em contacto com a água acabam por se desfazer naturalmente, pois a planta é essencialmente composta por água, o que leva a que os montes que agora se vão vendo, em breve comecem a desaparecer.

Os trabalhos vão agora prolongar-se, devendo em breve os meios de recolha das plantas vir a ser reforçados com meios da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não havendo uma previsão da duração dos mesmos.

________________

_____________________

_____________________