Língua Portuguesa é ensinada em 32 países

23 Julho 2019, 10:05 Não Por Redacção

A língua portuguesa, fará parte do currículo escolar de alunos oriundos de 32 países, no ano lectivo de 2019/2020, informou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Augusto Santos Silva participava no quarto Encontro da Rede de Ensino de Português no Estrangeiro, onde salientou que ‘a ambição é generalizar mais esta presença’, acrescentando que ‘com dois projetos-piloto que começarão no próximo ano lectivo, estaremos em 32 países’, reiterou, acrescentando que ‘nestes países o Português será uma das línguas estrangeiras curriculares’.

O ensino e promoção do Português no estrangeiro assenta numa rede de cursos da responsabilidade do Governo destinada às comunidades portuguesas, que têm actualmente mais de 70 mil alunos, num conjunto de escolas portuguesas nos países lusófonos, e num sistema de integração do ensino do português nos currículos das escolas secundárias de vários países, além da rede de leitorados e cátedras em universidades.

A breve prazo, a meta passa por integrar o ensino da língua como opção no ensino básico e secundário de 40 países, tendo Santos Silva realçado a tendência de crescente procura e interesse pelo Português como língua de herança.

________________

________________________