Mais de 5 milhões de euros em investimentos públicos em Salvaterra de Magos

28 Janeiro 2020, 12:50 Não Por João Dinis

O Município de Salvaterra de Magos, têm em andamento diversas obras, que resultaram num investimento público no concelho superior a cinco milhões de euros.

De acordo com a autarquia salvaterrense, o desenvolvimento económico, educação, cultura, ambiente, mobilidade urbana e segurança rodoviária continuam a ser eixos prioritários do investimento municipal no concelho de Salvaterra de Magos, de onde se destacam algumas obras em curso.

Neste momento decorrem no concelho de Salvaterra obras na Área Industrial de Salvaterra de Magos – Pinhal dos Mouros (rede pluvial, rede de IP e pavimentação da faixa de rodagem); conclusão das obras do Espaço Jackson, está em curso o fornecimento e montagem de mobiliário e equipamentos de palco, som e vídeo, bem como os arranjos envolventes;  reabilitação e ampliação da antiga EB1 da Rua Armindo Jesus em Escola de Música de Muge; total reabilitação do Dique do Escaroupim (730 mil euros) e do início da aplicação da tecnologia LED em cerca de 60% da iluminação pública do concelho (investimento na ordem dos 880 mil euros), o Município vai adquirir uma nova viatura de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, cujo custo rondará os 160 mil euros, que soma à adquirida em 2019.

O município efectua ainda repavimentações nas ruas,  Rua do Mercado Novo, Praceta Manuel Sebastião Marques e troço da Rua João Pinto Figueiredo em Marinhais, Ruas Latino Coelho, Henrique Martins, Armindo Jesus e Rua Dr. António José de Almeida em Muge, Rua 25 de Abril na Glória do Ribatejo e Ruas dos Pescadores, 28 de Março e da Restauração em Foros de Salvaterra.

Construção de passeios e estacionamentos, um pouco por todo o Concelho, com particular destaque, pela dimensão das obras, para o acesso ao longo da EN114-3 ao Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca;  construção de vias pedonais na EN 114-3 em Várzea Fresca, num investimento de cerca de 440 mil euros, que inclui drenagem pluvial, assentamento de lancis, construção de passeios e de estacionamentos, remates betuminosos, colocação de abrigos de passageiros e sinalização horizontal e vertical.

Requalificação no Largo 1º de Maio em Glória do Ribatejo;  Arranjo urbanístico junto à EN 118 em Salvaterra de Magos; arranjo urbanístico junto à Rua do Parque em Salvaterra de Magos;  Início da construção da rede pública pluvial, passeios e alguns estacionamentos na Rua da Escola no Granho.

Construção e reconstrução de passeios e estacionamentos no Bairro Pinhal da Vila, na Praceta S. José e na Rua Padre Cruz em Salvaterra de Magos; Construção de passeios em troço da Rua da Lagoa em Marinhais;  trabalhos de requalificação da área envolvente ao Parque Infantil de Glória do Ribatejo, assumindo a Câmara Municipal as lancilagens, rede pluvial, iluminação pública e substituição de mobiliário urbano, suportando a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia os custos da remoção dos pavimentos em lajetas de betão e a aplicação de calçada de vidraço.

Encontram-se ainda em fase de projecto e candidatura as obras de reabilitação da EB1 e JI de Glória do Ribatejo em Núcleo Escolar, investimento que ultrapassa um milhão de euros, intervenção que sucede à construção dos Centros Escolares de Marinhais e de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca e à beneficiação da EB1 e JI do Granho, bem como o projecto de mobilidade no troço da EN 367, entre a Rua Narciso Santos e a Rua da Cerâmica em Marinhais.

Por fim, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos prevê o arranque das obras estimadas em 560 mil euros, de reabilitação da Escola “O Século”, sita no Largo dos Combatentes, em Salvaterra de Magos.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________