Nossa Senhora do Castelo visita fiéis em festas religiosas que se reinventaram em Coruche (Com Fotos e Vídeo)

14 Agosto 2020, 12:10 Não Por João Dinis

Com mais de quinhentos anos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, é o ponto alto das festividades religiosas, que por estes dias se vivem em Coruche, marcada por centenas de fiéis que acorrem à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, para dali partir numa missão que só cada um entende, na sua fé e devoção a Nossa Senhora.

Num ano que ficará marcado para sempre na história do universo, tal como em 1918, com a gripe espanhola, a Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, teve que encontrar solução para que a Nossa Senhora pudesse acarinhar e alentar os seus fiéis e devotos, indo ao encontro das suas preces e orações.

Se este ano se desaconselha a romagem à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, tendo em conta todas as directrizes da Direcção Geral de Saúde, que ocorreria a 15 de Agosto, a Irmandade de Nossa Senhora do Castelo colocou a Padroeira de Coruche a ir ao encontro dos seus peregrinos, realizando um circuito por todas as freguesias do concelho, ao longo de quatro dias, podendo assim os seus devotos ter um momento de fé, num ano e num momento que todos queremos ultrapassar rapidamente.

Esta quinta-feira, a imagem de Nossa Senhora do Castelo rumou ao sul do concelho de Coruche, percorrendo Santana do Mato, Montinhos dos Pegos, Azervadinha, Couço e terminando a sua peregrinação em Santa Justa. Durante todo o trajecto foram dezenas os fiéis que saudaram Nossa Senhora do Castelo, com um simples lenço ou com pétalas de rosa, que atiravam ao andor, devidamente adaptado numa viatura, que a velocidade baixa permite um pequeno momento de recolhimento dos fiéis.

Esta iniciativa da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo foi muito bem acolhida por toda a população, sendo diversas as casas que se encontravam engalanadas, com colchas, velas ou outros artefactos religiosos, para receber a visita da Nossa Senhora do Castelo, num momento que se espera único e que ficará certamente na história de todos quanto o viveram e porque não, na história do nosso país, que continua diariamente a reinventar-se para se adaptar a esta nova realidade.

Após a visitação, a imagem regressou à Ermida, onde decorreu mais uma Novena em Honra de Nossa Senhora do Castelo, bem como um Solene Tríduo com a participação do Reverendo Padre Luís Onofre, bem como com a participação do Reverendo Padre Elias Serrano.
Apesar de bastante participada, este acto religioso, contou com todas as medidas de segurança, nomeadamente o distanciamento social aconselhado e a utilização de máscara por parte de todos os integrantes e participantes.

As cerimónias religiosas em Coruche decorrem até dia 15 de Agosto, sendo que as festas profanas serão este ano substituídas por momentos on-line, que assinalarão cada dia das Festas de Coruche, que decorreriam até dia 18 de Agosto.

________________

_____________________

_____________________