Origem do surto de Covid-19 em Mora investigada pelas autoridades por suspeitas de crime

15 Agosto 2020, 19:33 Não Por João Dinis

As autoridades de saúde e policiais encontram-se a investigar o aparecimento do surto de Covid-19 em Mora, cuja sua disseminação poderá vir a estar enquadrada no crime de propagação de doença contagiosa, que pode mesmo dar pena de prisão de 1 a 5 anos e multa de 100 a 150 dias.

De acordo com o que o Notícias do Sorraia apurou, o vírus terá chegado a Mora através de um casal que tinha anteriormente estado em Espanha, sendo que a senhora terá começado a sentir alguns sintomas da doença quando chegou a Mora, mas ainda assim terá tido diversos momentos de convívio com residentes na freguesia de Mora, de onde são os até agora 30 casos positivos.

Durante os dias que estiveram em Mora, o casal esteve em diversos estabelecimentos da localidade, fazendo assim os contactos que geraram o surto na vila, cujos testes são ainda feitos na localidade, prosseguindo a testagem durante todo o fim-de-semana, até que se encontrem todos os pontos de contacto entre casos positivos e suspeitos.

Após terem estado em Mora, o casal terá rumado ao Algarve, onde foi confirmada a infecção por Covid-19, estando agora as autoridades a investigar se o casal, ou a senhora, sabia ou suspeitava que se encontrava infectada, ou se teve mesmo conhecimento do contacto com um caso positivo.

Ainda assim, as autoridades de saúde e a protecção civil municipal, continuam preocupadas em encontrar todos os contactos, de modo a que possam testar todas as pessoas, sendo que neste momento cerca de duas centenas de pessoas já terão sido testadas, tentando assim conter o surto.

Neste momento os serviços municipais e alguns privados encontram-se encerrados, sendo que a maioria dos estabelecimentos se encontra em serviço de take-away ou pela janela.

________________

________________________