Pequeno comércio e serviços reabriram hoje portas com uso de máscara obrigatório

4 Maio 2020, 10:57 Não Por João Dinis

O pequeno comércio (lojas com porta aberta para a rua, até 200 metros quadrados) e serviços, reabriram esta segunda-feira, 4 de Maio, ao público, ainda que com fortes medidas restritivas e o uso obrigatório de máscara ou viseira.

A partir das 10 horas, abriram portas os pequenos comércios, os stands de automóvel (independentemente da área), cabeleireiros, manicures e centros de estética ou similares (por marcação e com condições específicas), sendo que de acordo com o protocolo sanitários indicado pelo Governo, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento físico entre clientes e o máximo possível entre clientes e prestadores de serviços.

Foi também decretada a abertura de bibliotecas e arquivos, com lotação reduzida e distanciamento físico e é a partir de agora autorizada a prática de desportos individuais ao ar livre.

A prática de actividades desportivas náuticas individuais é a partir de hoje também autorizada.

Também esta segunda-feira, reabriram alguns serviços públicos, nomeadamente os municipais, a funcionar agora presencialmente e por marcação, que deverá ser efectuada previamente por telefone, igualmente com a obrigatoriedade do uso de máscara ou viseira e o distanciamento possível entre munícipe e prestador do serviço.

Os cemitérios reabrem igualmente esta segunda-feira, com a sua lotação condicionada e as visitas limitadas e sem a possibilidade de utilização de materiais de limpeza comunitários, devendo cada um levar os seus utensílios.

A partir de 18 de Maio, e de acordo com avaliação governamental a decorrer no dia 14, existe a possibilidade de reabertura de lojas até 400 metros quadrados, restaurantes, museus, monumentos e palácios, galerias de arte e similares.

________________

_____________________

_____________________