Portugal vai duplicar capacidade de ventilação

2 Abril 2020, 19:49 Não Por Redacção

“Entre ofertas, compras e empréstimos estaremos em condições duplicar a nossa capacidade de ventilação. Foram oferecidos 400 ventiladores invasivos por diversas entidades, muitos dos quais já chegaram aos hospitais, outros com previsões de entrega em breve. Recebemos 140 ventiladores não invasivos cedidos a título de empréstimo, a maioria já entregues por todo o País. Para além disso, foram adquiridos cerca de 900 pela Administração Central do Sistema de Saúde, alguns dos quais já em Portugal. 144 chegam já no próximo domingo”, disse o Secretário de Estado na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia em Portugal.

António Lacerda Sales afirmou ainda que, na próxima semana, chegam a Portugal mais 200 mil testes, acrescentando que todos os dias a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estão a trabalhar “para que sejam repostos os kits de testagem e material de protecção individual”.

A este propósito, o Secretário de Estado disse que estão encomendadas mais 400 mil zaragatoas, das quais 80 mil chegam amanhã e as restantes com entregas previstas nas próximas semanas e que «farão face aos constrangimentos, que resultam da elevada procura, numa situação adversa e com as limitações que todos conhecemos».

Manter o isolamento social

Durante a sua intervenção o Secretário de Estado da Saúde voltou a referir a importância de manter as regras de isolamento social, como forma de tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

«Numa altura em que se renova o estado de emergência, importa manter a malha apertada ao novo coronavírus, quer através da contenção social, quer robustecendo os mecanismos de respostas do sistema de saúde, capacitando-o para as novas fases da epidemia», afirmou.

________________

________________________