PSP alerta para burlas com o sistema MB Way

PSP alerta para burlas com o sistema MB Way

12 Novembro 2019, 15:07 Não Por João Dinis

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta para a utilização do serviço MB Way, método de pagamento automático, que têm vindo a ser utilizada de forma fraudulenta, por pessoas que colocam anúncios nas plataformas on-line, nomeadamente OLX e Custo Justo. Até ao momento e desde 2018, foram já registados quase 250 casos de burla, pelo que a PSP deixa o alerta e a explicação do processamento da burla.

De acordo com a PSP o modus operandi é semelhante, e depois de colocado o anúncio na plataforma os vendedores contactam telefonicamente os compradores, mostrando interesse na compra.
Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima.

A vítima, é, assim, levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respectivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha. Convencida de que está a ajudar o potencial comprador a pagar o objecto está, efectivamente, a dar-lhe a capacidade de acesso à conta que está associada ao seu cartão de Multibanco, permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária.


A PSP deixa os seguintes alertas:
1. Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via;
2. Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
3. Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
4. Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
5. Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.

Em caso de dúvida a PSP alerta ainda para que contacte o seu banco ou as autoridades, de modo a poder esclarecer as suas questões antes de efectuar algum movimento bancário.