Salvaterra de Magos aprova Orçamento de 14,4 Milhões de euros para 2021

26 Novembro 2020, 14:20 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos terá em 2021 um Orçamento de 14,4 Milhões de euros, depois do executivo ter aprovado por maioria, com os votos a favor do PS e um voto contra do BE, o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para o ano 2021.

O Orçamento de 2021 do município de Salvaterra de Magos dá grande destaque à situação que atravessamos com a pandemia, aumentando significativamente a capacidade de intervenção e reforço de acções de solidariedade social.
Deste modo foram aumentadas as verbas da Proteção Civil, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, reforçando essas rubricas orçamentais, bem como assegurando o pagamento dos montantes necessários à manutenção da redução do valor dos passes em transportes públicos. O documento mantém a aposta nas farmácias aderentes como alternativa aos Postos de Saúde para a vacinação contra a gripe de pessoas com mais de 65 anos, gastos que estão orçamentalmente previstos.

O Orçamento prevê ainda um aumento de 25% no número de bolsas de estudo, mantendo também o forte apoio às famílias e educação.

Também as obras públicas vão ter especial destaque no próximo ano, com a Câmara Municipal a pretender concretizar em 2021 a reabilitação da antiga Escola “O Século”, um edifício centenário situado no coração da vila sede de concelho e cujo projeto prevê a criação de espaços multiusos interior e exteriores, referências à história daquela escola, ao sismo de 1909 e ao seu Arquiteto Ventura Terra, à biblioteca da Fundação Gulbenkian, à toponímia envolvente e aos Parodiantes de Lisboa/ Cabana dos Parodiantes, num investimento de 540 mil euros. A autarquia irá também avançar com a criação do Museu “Lezíria e Charneca” no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos.

O Orçamento Municipal prevê também o apoio necessário, em parceria com a Junta de Freguesia, para a integral reabilitação dos balneários do Campo dos Carvalhos, na Glória do Ribatejo, bem como a requalificação das paredes interiores e exteriores do Ginásio dos Trampolins, em Salvaterra de Magos.

A candidatura apresentada a fundos comunitários para a requalificação da EB1 e JI em Núcleo Escolar da Glória do Ribatejo teve sucesso, ainda que com pouca comparticipação do Portugal 2020, sendo que a Câmara Municipal vai insistir no Concurso Público, que até ao momento tem ficado sem concorrentes, elevando o valor base do concurso para 1,9 milhões de euros, na expectativa de a obra poder iniciar-se no(s) último(s) trimestre(s) do próximo ano. Também a remoção do fibrocimento e a colocação de uma cobertura com isolamento térmico na E.B. 2,3 de Marinhais e a oportuna elaboração de um projeto para a requalificação da EB1 da Rua João de Deus em Muge integram o conjunto de preocupações.

Concluído o projecto técnico para a construção de vias pedonais no troço da EN367, compreendido entre a Rua Narciso Santos e a Estrada da Cerâmica, em Marinhais, o Município vai procurar financiamento para uma intervenção que deverá rondar os 700 mil euros.

A rede viária e os arranjos urbanísticos em todas as povoações do concelho vão continuar a ser uma prioridade que, para além do impacto positivo na qualidade de vida das populações, é vital para a economia local, uma vez que contribui para a manutenção das empresas e empregos em todos quantos fornecem, prestam serviços ou fazem obras no nosso concelho.

Previstas estão também a construção de Parques de Lazer em Foros de Salvaterra e em Marinhais, junto dos respetivos Centros Escolares, continuando a assegurar o financiamento para a elaboração de projectos da rede viária, que o município continua apostado em reabilitar.

O Orçamento Municipal integra ainda, entre outras, a intenção de vir a apoiar a construção de uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) no concelho, o desenvolvimento de um projeto técnico para a reabilitação da Praça da República e arruamentos circundantes em Salvaterra de Magos, bem como a continuação do esforço de valorização da Falcoaria Real, da Aldeia Avieira do Escaroupim, da Barragem de Magos e dos Bordados Típicos da Glória do Ribatejo.

O início da construção de um canil municipal, assegurar a ampliação da rede de fibra óptica e dar continuidade ao projeto de Combate ao Insucesso Escolar são outras preocupações às quais a Câmara Municipal procurará dar resposta.

________________

________________________