Testes aos lares de idosos da região começaram esta sexta-feira em Benavente

24 Abril 2020, 16:07 Não Por João Dinis

Os testes aos lares de idosos dos municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), iniciaram-se esta sexta-feira, 24 de Abril, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Benavente, onde foram testados os colaboradores.

Estes testes que agora se iniciaram resultam de uma parceria entre a CIMLT e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, que permitiu que a comunidade intermunicipal adquirisse dois mil testes ao covid-19, que serão agora efectuados a todos os colaboradores dos lares de idosos da Lezíria do Tejo, no prazo de duas a três semanas.

No terreno encontram-se também técnicos da CIMLT que conjuntamente com outras entidades (Câmaras Municipais, ACES Lezíria, Segurança Social e Proteção Civil), estão a elaborar um rigoroso levantamento de todos os colaboradores destes equipamentos sociais, para que estes possam vir a ser testados, independentemente da sua legalidade, no momento o mais importante é a testagem de modo a avaliar todas as situações na região.

Para Pedro Ribeiro, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, “o começo dos testes em Benavente reflecte o trabalho de minúcia e de antecipação realizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho”, sendo que este considera que esta iniciativa é “a prova de que as autarquias têm tido um papel inestimável na resposta a esta pandemia.”

Pedro Ribeiro deixa ainda uma palavra para todos os autarcas, “somos onze, de vários partidos, com ideias diferentes. Discutimos soluções, pontos de vista, mas chegamos sempre a consensos. Esta é uma enorme mais-valia. “Ninguém se salva sozinho” ou “juntos somos mais fortes” podem bem ser os lemas deste conjunto de Presidentes que sabem bem o que significa trabalhar em equipa. Uma equipa que conta ainda com colaboradores dedicados dirigidos por um dos melhores Secretários Executivos do País, o Antonio Torres.”

A CIMLT, através dos seus onze Municípios associados (Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém), já adquiriu testes, ventiladores, máscaras e fatos de protecção para a região, sendo que ao todo, só a CIMLT já investiu mais de 400 mil euros, montante a que acresce o investimento que cada uma das Câmaras Municipais tem realizado na mitigação desta pandemia e, fundamentalmente, na protecção das pessoas.

Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________