Unesco reconhece 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa

26 Novembro 2019, 20:06 Não Por Redacção

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla inglesa) tem na ordem de trabalhos da quadragésima reunião da sua Conferência Geral a proclamação de um Dia Mundial da língua portuguesa, tendo o Conselho executivo recomendado a sua proclamação e o dia 5 de Maio como data oficial da Língua Portuguesa.

O reconhecimento pela UNESCO do dia 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, que a conferência geral da organização ratifica, é um marco importante‘, afirmou o Primeiro-Ministro António Costa numa declaração à imprensa após ter-se reunido com a directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, em Paris.

O Primeiro-Ministro afirmou ainda que esta proclamação ‘é o reconhecimento da dimensão global de uma língua que é falada oficialmente em nove países e por mais de 263 milhões de pessoas’, que ‘é hoje a quinta língua mais usada na Internet e com cada vez maior presença quer no domínio cultural quer no científico’.

António Costa disse ainda que ‘a afirmação da língua portuguesa como língua global é uma prioridade fundamental da política externa portuguesa’. 

O Primeiro-Ministro agradeceu à Directora-Geral da UNESCO o seu apoio nesta decisão, numa reunião em que estiveram também presentes a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e os Embaixadores dos países lusófonos.

A criação do Dia Mundial da Língua Portuguesa ‘é um passo muito importante para os 260 milhões de pessoas que têm o português como língua oficial’, disse, acrescentando que ‘é a língua mais falada no hemisfério Sul’ e que a sua ‘cuja dinâmica demográfica vai ter um certo crescimento no final do século’.

________________

________________________