Vale do Sorraia passa fim-de-semana em Aviso Amarelo com a tempestade Fabien depois dos efeitos da Elsa

20 Dezembro 2019, 23:42 Não Por Redacção

Depois de ter superado a tempestade Elsa, que deixou alguma destruição, sobretudo com a queda de cerca de uma centena de árvores, provocada pelo forte vento que se fez sentir nas últimas horas, com rajadas a atingir cerca de 120 quilómetros horas, o Vale do Sorraia irá entrar no fim-de-semana em Aviso Amarelo, com a chegada da nova tempestade, desta vez denominada de Fabien.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperados para o fim-de-semana, períodos de chuva e vento com rajadas até 90 quilómetros hora, sobretudo no período entre as 9 e as 18 horas, de sábado, 21 de Dezembro.

A nível de Portugal Continental, ‘os efeitos da depressão FABIEN começarão a fazer sentir-se a partir da manhã de sábado, 21 Dezembro de 2019, com períodos de chuva forte nas regiões do Norte e Centro, e vento forte de sudoeste, devendo as rajadas atingir valores de 90km/h, em especial no litoral Norte e Centro, e de 120 km/h nas terras altas. A agitação marítima associada ao FABIEN irá também fazer-se sentir-se na Costa Ocidental, em especial no Litoral Norte’, informa o IPMA.

É ainda de referir que se prevê que os efeitos em Portugal Continental da depressão FABIEN não apresentem a mesma intensidade que os da depressão ELSA, em particular em termos de vento e, com mais significado, em termos de precipitação’, salienta o IPMA, deixando a indicação para que as populações se mantenham atentas e alerta, e que se evitem comportamentos que possam colocar em risco a integridade física de cada um.

________________

_____________________

_____________________